Sobre escrever…

Gostaria de escrever sobre temas nobres. Mas sobre o que um homem comum pode escrever? Na minha condição, alguém usando uma máscara, infelizmente apenas uma máscara, supondo estar além desse lugar comum de sempre, só posso por no papel palavras comuns. Seria um prazer estar além dos clichês, porém um simples gato de rua nunca alcançará a posição de um leão. Quem sou eu? Que direção seguir?

5 comentários sobre “Sobre escrever…

  1. A maioria dos “temas nobres” vem do nosso dia a dia.
    Todas as reflexões filosóficas sobre o homem, sobre felicidade, sobre amor… todas elas vêm da observação do homem e do cotidiano.
    Na minha opinião, a gente deve escrever sobre aquilo que vem lá de dentro… sem racionalizar demais.
    Um lindo domingo!

      1. (reenvio porque esqueci dum parágrafo)
        Meus caros, lembrei-me agora duma frase, salvo engano de Adorno: grandes temas não fazem grandes obras. Tanto isso é verdade que os grandes cronistas o são não por pegarem grandes temas, mas justamente por darem o melhor de si nos “pequenos”, do quotidiano. Também na pintura, vejam que os grandes quadros de Pedro Américo, sobre temas pátrios, são artisticamente inferiores a qualquer natureza morta de Cézanne.
        Por outro lado, a insatisfação que vcs mencionam é a mola propulsora do aprimoramento. Por isso, melhor cultivá-la com carinho… 🙂
        Abraços!

  2. Meus caros, lembrei-me agora duma frase, salvo engano de Adorno: grandes temas não fazem grandes obras. Tanto isso é verdade que os grandes cronistas o são não por pegarem grandes temas, mas justamente por darem o melhor de si nos “pequenos”, do quotidiano.
    Por outro lado, a insatisfação que vcs mencionam é a mola propulsora do aprimoramento. Por isso, melhor cultivá-la com carinho… 🙂
    Abraços!

Deixe um comentário

