Fantasmagorie – Èmile Cohl

Lançado em 17 de agosto de 1908, Fantasmagorie, foi o primeiro filme de animação do cinema. Produzido em seis meses por Emile Cohl, o filme mostra um boneco que encontra diversos objetos em seu caminho. Vale ressaltar também que o diretor usou suas próprias mãos no decorrer do filme, mostrando assim sua versatilidade.

Èmile Cohl
O jovem Èmile Cohl

Atribui-se ao francês Émile Cohl a paternidade do cinema de animação. Levado pelo seu gosto por desenho, torna-se ilustrador. Também trabalhou como cenarista no teatro, e seu primeiro contato com a produção cinematográfica foi justamente a confecção de cenários para filmes. Cohl era amigo de Georges Mélies, um dos responsáveis pela criação da arte cinematográfica através de suas preciosas trucagens e efeitos especiais.

Em seus trabalhos de animação seus personagens possuem contornos bem nítidos ou são apenas simples linhas esquemáticas. A propriedade fundamental de seus filmes é a metamorfose. Os princípios da tranqüilidade e racionalidade humanas são constantemente perturbados; o impossível se realiza e quase se cria uma lógica do absurdo. Seu primeiro filme animado, “Fantasmagorie” ( 1908 ), com duração de dois minutos, consiste em um fluxo de imagens oníricas, sem uma estrutura narrativa, mas determinada por uma lógica interna. O período de sua maior produtividade é de 1906 a 1912 e sua obra é composta por mais de cem filmes, todos de curta duração. Tendo como matéria prima pessoas, figuras recortadas, bonecos, marionetes ou desenhos, Cohl constituiu para a história do Cinema uma nova estética através do Cinema de animação.

Émile Cohl continuou produzindo filmes nos anos vinte, mas morreu na miséria em 1938. Ainda provoca fascinação em animadores, que reconhecem seu poder misterioso de transformar e distorcer o mundo de figuras e objetos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s